quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nova Olinda celebrou Morte de Cristo: Sexta – feira Santa 2014


   A comunidade novolindense e visitante se reuniu mais uma vez na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios nesta Sexta – feira Santa 2014 ao vivenciar a Celebração da Morte de Cristo às 15 horas. Conforme atestam as Sagradas Escrituras, na crucificação de Jesus o mundo ficou em escuridão do meio – dia até às 15 horas, momento no qual Jesus morreu.
   A Celebração é marcada pelo silêncio. A equipe litúrgica entrou em total silêncio, Pe. João Romão (Pároco local) prostrou – se diante do altar enquanto a equipe permanecia ajoelhada. Após a Oração Inicial se deu a proclamação da leituras bíblicas, as mesmas denotavam o sofrimento, o Cristo crucificado e a expressão dos que estavam no monte Calvário vendo tudo isso. O Salmo apresentou a entrega total de Jesus ao Pai. No Santo Evangelho a comunidade ouviu todos os passos da Condenação de Jesus, sua Paixão e Morte.
    Pe.João Romão mostrou que Jesus se entregou ao Pai, e ali também se dava a entrega de cada um de nós.

   Em seguida houve a Oração Universal, na qual se colocam diversas intenções: Papa Francisco, Bispo Dom Eraldo, sacerdotes, poderes públicos, entidades, fiéis, batizados, pessoas descrentes em Deus etc.

   Após isso, Pe. João Romão introduziu o Crucifixo na Igreja anunciando: “Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”. Os fiéis realizaram o tradicional beijo da cruz.
   Em seguida, houve a comunhão: as hóstias foram consagradas na Missa da Quinta – feira Santa, visto que na Sexta – feira não se consagra e não se celebra Missa, visto que é o dia da Morte de Cristo.

   Ao final houve a grande procissão do Senhor Morto por algumas ruas da cidade de Nova Olinda – PB. Ao retornarem à Igreja Matriz, a imagem foi colocada na Igreja e mais nenhuma pessoa entrou, com isso simbolizava – se Jesus sendo sepultado.
    Terminada a procissão, Pe. João Romão e todos os fiéis seguiram em mais uma caminhada: a tradicional Via – Sacra que a cada ano vem aumentando em sua tradição em Nova Olinda, sendo realizada sempre nesse momento pós-celebração da Morte de Cristo. A mesma percorreu diversas ruas da cidade, sendo concluída às 18 horas na Travessa Tiradentes.


Zé Filho
PASCOM Paroquial

































                                       

                                       
















                                       






Nenhum comentário:

Postar um comentário