sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paróquia de Nova Olinda realizou Missa da Ceia do Senhor

   

 Os fiéis católicos da cidade de Nova Olinda – PB participaram em expressivo número da Santa Missa da Ceia do Senhor nesta Quinta – feira Santa 2014 às 16 horas, relembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos. Na liturgia deste dia, que marca o início do Tríduo Pascal, a comunidade relembrou os gestos de amor de Jesus ao instituir a eucaristia como alimento da Igreja e sua presença permanente entre todos. Da mesma forma foi celebrado o Lava – pés, exemplo de serviço e doação deixado pelo Cristo.
    O Pe. João Romão (Pároco local) enfatizou os momentos da vida de Jesus no qual ele em gesto de profunda compaixão celebrou a sua Páscoa, festa esta que já era de tradição judaica. O padre refletiu sobre o significado da cruz de Cristo e sua inteira doação ao projeto do Pai.
    Após a Oração da Assembléia, Pe. João repetiu a cena no qual Jesus amarrou uma toalha na cintura. Assim paramentado, o padre tendo uma bacia lavou os pés dos discípulos que ali eram representados por homens da comunidade. Logo em seguida, Pe. João e os Ministros da Eucaristia apresentaram a última ceia de Jesus, distribuindo pão e vinho entre os discípulos.
    Em seguida, a Missa seguiu – se com a Oração Eucarística. A Missa desse dia é memória da Instituição da Eucaristia e da 1ª missa da humanidade, a mesma foi celebrada pelo próprio Cristo, nesse sentido as pessoas presentes nesta Missa em Nova Olinda comungaram piedosamente nas duas espécies (Pão e Vinho consagrados, verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo).
    Logo em seguida, o padre expôs o Santíssimo Sacramento no Altar, e posteriormente teve início a transladação do mesmo. Percorrendo a rua, a procissão seguiu pela Praça do Povo, voltando à Rua da Matriz, sendo depositado no Salão Paroquial. Ali o padre fez mais um momento de oração e após isso, teve início o ciclo de adorações: as crianças assumiram esse primeiro momento de oração. Diversos grupos se revezaram em adoração até a meia – noite, hora no qual o Santíssimo foi recolhido ao Sacrário.



























Zé Filho
PASCOM Paroquial



Nenhum comentário:

Postar um comentário