sábado, 19 de abril de 2014

Ofício da Agonia, Luto e Silêncio em Nova Olinda - PB

   

   A Sexta – feira da Paixão neste ano de 2014 prosseguiu na cidade de Nova Olinda – PB com o Ofício da 
Agonia, Luto e Silêncio realizado pontualmente ao meio – dia na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
   Todos os fiéis vestidos de roupas pretas estiveram em oração no exato momento em Jesus foi pregado na cruz, sofreu e o mundo permaneceu em escuridão até às 3 horas da tarde. Foi proclamado o Salmo 31 que menciona uma das 7 palavras de Cristo na cruz: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Diversas orações levaram os presentes ao encontro com Cristo e os seus sofrimentos no momento de maior dor: sua crucificação. Pe. João Romão (Pároco local) convidou os fiéis a seguirem na procissão do silêncio por diversas ruas da cidade. O padre esclareceu bem o que deveria marcar a procissão: silêncio total de forma a nos unirmos ainda mais aos sofrimentos que Cristo sofreu na cruz.
   Em duas grandes filas, tendo a cruz ao centro, todos os fiéis realizaram a grande caminhada. Muitas pessoas seguiram a tradição de caminhar descalças, para que superando o calor do horário estivessem mais pertos da observância ao ato salvífico e sofredor que Jesus viveu.
   De volta à Igreja a comunidade entoou o canto ‘Um certo Galileu’ que descreve a vida de Jesus desde sua missão à beira mar até sua condenação, da qual não se tinha motivos reais. Mas conforme disse a canção, Jesus mexeu na posição de alguns privilegiados ao anunciar seu Reino de Vida. O canto mencionou a morte de Jesus, ele que foi crucificado entre dois ladrões.
   Pe. João encerrou o momento convidando todos para a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo às 15 horas, seguida da Via – Sacra.




































Zé Filho
PASCOM Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário