sábado, 21 de julho de 2012

Missa celebra 4 anos do Terço dos Homens na Paróquia



    O Terço dos Homens desta Paróquia celebrou seus 4 anos de criação, neste Sábado (21). Por volta das 18 hs, os Homens que compõem o referido grupo concentraram-se no Posto de Combustível para receberem as caravanas que foram convidadas, ou seja, os homens que em outras cidades fazem parte do grupo.
    Com a presença de todos, eles dirigiram-se em procissão até a Igreja Matriz, conduzindo os estandartes do grupo de suas paróquias e o oratório da Mãe Rainha. Enquanto a procissão seguia, todos rezavam o terço, oração que dá nome ao grupo. A procissão foi bonita com a presença de muitos homens do Terço.




    Ao chegarem na Igreja Matriz, todos se prepararam para a Santa Missa, ela teve início aproximadamente às 19:30 hs e foi celebrada na frente da Igreja (não pôde ser dentro, pois encontra-se em reforma). Inicialmente todos os visitantes foram saudados, momento em que registraram-se as caravanas presentes, que são das cidades de: Emas, Olho d'Água, Pedra Branca, Piancó, Itaporanga, Igaracy e Comunidade Jurema. Ao som do Hino da Mãe Rainha a missa teve início. Em suas palavras, o Pe. João Romão inicialmente reforçou a acolhida a todos, de modo especial aqueles das outras cidades e demonstrou a alegria da Paróquia de contar com a missão destre grupo.
    Refletindo a Palavra de Deus, o padre mostrou a vocação de Jeremias, ele que se sentia incapaz, mas obediente a Deus, partiu em missão. Refletindo muito sobre o salmo do Dia que relata Cristo como Bom Pastor, o padre mostrou que a ovelha tem as seguintes características: pêlo que a preserva do frio, é obediente ao pastor, permanece sempre em grupo, sabe trilhar o correto caminho. E dizia ainda o padre que o lobo é aquele animal que disfarça-se para atacar a ovelha. E assim, Pe. João dizia que Jesus partindo dessas fundamentações queria mostrar como deve ser o cristão: seguidor do mestre, ter a capacidade de lidar com dificuldades. E ele dizia também que Cristo é o Bom Pastor, e dá a vida por suas ovelhas, e existem muitos maus pastores.
    Dizia Pe. João que a missão de Bom Pastor pode ser desempenhada por um professor, um diretor escolar, um padre, onde ele mostrava que isso recai sobre ele e sobre todos as pessoas que têm uma função, um trabalho.
   O padre refletia sobre a missão e dizia que é bonito o papel do Terço dos Homens, que anunciam Jesus pela devoção Mariana. Dizia ele que o envio de Jesus em missão ao mundo inteiro chega a este grupo que tem esse papel de missionários.
   Ele dizia que quem participa de um grupo de oração como esse, tem o seu testemunho, a oração fortalece a vida da pessoa, e para aquele que ingressa no grupo lidará com uma mudança de vida, onde tudo irá melhorar.
    O padre mostrava a importância da fé na vida das pessoas, onde citou um caso que ele conheceu. Uma criança de Olho d’Água que era acólito paroquial, desempenhava suas funções com alegria e foi acometida pela dengue hemorrágica, doença essa que tirou a vida dessa garotinha.
    Posteriormente, Zé de Ninca representando todo o grupo da cidade, agradeceu aos presentes por aceitarem o convite. O padre pediu que todos continuassem com essa oração em suas comunidades.
    Ao final, o padre disse que a missa foi celebrada fora da igreja porque ela encontra-se em reforma (teto e irá passar por pintura) e dentro não tinha como, no momento, receber os fiéis.
    Os integrantes do grupo da cidade de Pedra Branca registraram que Pe. Djacy Brasileiro viria, mas por compromissos da sua Paróquia, não pôde estar presente.
   Ao final, os Homens do Terço e diversas outras pessoas da comunidade participaram de um jantar que marcava as comemorações pelo 4º aniversário do Terço dos Homens na Paróquia. A recepção deu-se no Colégio Municipal Pe. José de Anchieta (localizado à Rua Ver. Antonio Gonçalves). Em tom de muita alegria, todos participaram desse momento. O jantar contou com a organização dos Homens do Grupo, bem como de suas esposas.


    (O Terço dos Homens desta Paróquia foi criado na época do Pe. Sebastião)


PASCOM Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário